20 de fevereiro de 2009

A farsa do dia perdido

Existem alguns e-mails que recebo que simplesmente não leio. Principalmente os que possuem formato de Power-point. É muito fácil colocar qualquer texto, enfeitar com um fundo musical e imagens, sem citar nenhum crédito ao autor. Isso sem falar na fonte, meio do qual é possível verificar a veracidade de tal informação. Mas esse e-mail, que me foi enviado dias atrás, me chamou a atenção.

Contarei resumidamente a história: Cientistas da Nasa estavam fazendo uma pesquisa com o objetivo de fazer uma marcação do sol e os planetas do sistema solar (com o objetivo de evitar acidentes durante missões exploratórias e lançamentos de satélites). Porém o computador mostrou que havia um erro nos dados informados. Segundo o cientista Harold Hill, a explicação para tal problema seria a falta de um dia no calendário universal. Tal afirmação estaria baseada nos textos bíblicos de Josué 10:12 e II Reis 20:8-9 (que relata que Deus parou o sol durante um dia). Segundo o texto “Ficaram todos quietos naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado”.

Ok... bonita história porém é falsa! Trata-se uma lenda urbana com origem em 1936! Que, com o passar do tempo, foi ganhando novas versões (com direito à inclusão de um nome de grande peso para dar mais sustentabilidade ao ocorrido: Nasa) e que achou na internet um campo fértil de disseminação. É incrível como é tão fácil receber uma mensagem pelo e-mail e não fazer sequer uma pesquisa no Google antes de re-enviar. Então, fiz minha parte. Com uma simples pesquisa pelos termos “Missing Day” ou “The lost day", encontramos vários sites explicando essa mentira. Inclusive um link diretamente do site da Nasa. Alias, aproveitando, tem uma reportagem completa, em português, também neste site.

Como fã de informática, achei muito engraçado a forma como os eventos foram narrados. O texto diz: “Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata posição dos astros... O computador subitamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos”. Que ingenuidade! O computador não funciona assim. Ele é burro! Você sabia disso? Pois é, esta é uma ferramenta que só consegue fazer aquilo que nós programamos para ela fazer. Nada mais! Se falsos dados de coordenadas, por exemplo, forem colocadas ao programa do computador, pode ter certeza que ele cumprirá fielmente tuas ordens. Dando resultados errados, é claro.

Todos que já fizeram algum curso superior de computação já devem ter ouvido a história do Ariane 5. Este foguete da Agência Espacial Européia decolou em 04 de junho de 1996. Após 40 segundos de ter saído do solo, ele explodiu. Foram US$8 bilhões para a construção e mais uma carga avaliada em US$500 milhões. Razão do desastre? Um erro de programação idiota. Faltou mais atenção na elaboração do software que comandava o foguete. Erro humano!

Concluindo: Eu acho digno a utilização da ciência para provar eventos bíblicos. Porém o nome de Deus não deve ser engrandecido baseado em mentiras. Transparência e seriedade devem estar em primeiro lugar. Alias, existem bons exemplos disso. Recentemente ouvi o geneticista Dirceu Packer sendo entrevistado no podcast Irmãos.com onde falou sobre as teorias de Darwin. Foi muito interessante. Essa sim, uma forma inteligente de tratar a ciência através da Bíblia.

20 comentários:

  1. Olá Kleber, tudo bem?
    Vim retribuir a sua vista.
    Parabéns pelo blog!
    Abraços, Débora

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! A internet está cheia de informações falsas qque as pessoas disseminam sem verificar!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Muito Show! Nao entendo muito de programas e de computador mas nao sou bobo de acreditar nessa parte de que lançaram os dados no computador e só isso resolveu!
    e obrigado por facilitar minha pesquisa! Sou Cristão e gosto de saber do que estou falando!
    Sei que ja faz tempo que escreveu isso mas Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!! Concordar com a NASA ou não até eu posso, mas não aceitar que Deus retrocedeu nosso calendário em um dia, pois Deus não precisa do mesmo Ele é eterno, não fará diferença nenhuma nos planos dele!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!! Concordar com a NASA ou não até eu posso, mas não aceitar que Deus retrocedeu nosso calendário em um dia, pois Deus não precisa do mesmo Ele é eterno, não fará diferença nenhuma nos planos dele!!!!

    ResponderExcluir
  6. não sei se acredito ou não em sua versão,mas gostaria de comunicar-lhe que existe um livro;DEUS A BIBLIA E O UNIVERSO do pastor abraão de almeida do ano 1980, que narra essa história bem antes dessa avançada tecnologia. mas continuo crendo em DEUS, a paz!!!!

    ResponderExcluir
  7. Rogério Teixeira

    Ser cristão é buscar o conhecimento, e ter compromisso com a verdade.
    O conhecimento foi dado por Deus aos homens e deles se aproximar do onipotente, onisciente e onipresente.
    07/04/2016

    ResponderExcluir
  8. A Bíblia menciona além desses textos de Josué 10:12 e II Reis 20:8-9, que nos "últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçoso, arrogantes, blasfemos, desobefientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder 2 TM 3:1-5. Acredito que o autor desse texto não se enquadre em nenhum desses adjetivos... pois é "muito sábio" e não negaria sua sabedoria o "prazer" em ser correto em tudo...

    ResponderExcluir
  9. Os links para as fontes são de sites aleatórios, tipo nada que se encaixe no contexto.

    ResponderExcluir
  10. Fontes? O links ali não funcionam ou não se aplicam no contexto que é mencionado.

    ResponderExcluir
  11. Poise,então porque eu devo acreditar nesse blog já que ele e uma pagina da internet.

    ResponderExcluir
  12. O link para o site da "Nasa" que você inseriu está incorreto, está direcionando para um sitio falso, por favor reconsidere suas fontes.
    URL que você postou: https://imagine.gsfc.nasa.gov/
    URL correta do site da NASA https://www.nasa.gov/

    Se alguém encontrar uma versão desta narrativa em uma fonte de confiança por favor poste nos comentários.

    ResponderExcluir
  13. Idiotas, Vocês acham que Deus não seria suficientemente capaz de empregar uma atividade natural para seguir seus propósitos? Difícil para mim. para Deus, não.

    ResponderExcluir
  14. Acho que a NASA está escondendo esse fato; por mais sendo um milagre.
    A NASA não retentora da CIÊNCIA.LEMBREM-SE DISSO.
    A NASA FALOU... A ÁGUA NÃO PAROU. QUEM PODE PARAR A ÁGUA E ATÉ O PLANETA É o Senhor.

    ResponderExcluir
  15. Só falta aparecer agora alguém pra dizer que não foi deus que abriu o mar vermelho e que foi a maré que baixou. E que nao foi que parou o fluxo do rio Jordão e sim a construção da usina Girau em Rondônia. Como vc acreditará em algo que lê se não acredita nem no vê! .

    ResponderExcluir
  16. Verdade a internet está cheia de mentiras, e isso é apenas mais umas das mentiras.

    ResponderExcluir
  17. Tinha que ser Brasileiro para ser tão ignorante e dar uma explicação de simplismo absoluto que raia na mediocridade mesmo de quem escreve. Pelo visto jamais estive nem perto dos portões da NASA nem sequer é um simples engenheiro em sistema.
    E por isso e pelo que acontece aqui dentro que Brasil e considerado um pais de terceira classe pela falta de conhecimento com pela falta de estrutura psíquica e moral.
    Brasil o o recreio masculino no mundo Carnaval, praias e lindas garotas para divertir-se. Esse aí e pensamento na Europa e nos EEUU nem que dizer. Pior que isso, são os slogans personalizados das agências de turismo enviados para seus clientes e não estou falando de 1980 não para o verão 2018-2019

    ResponderExcluir
  18. Se for verdade que o sol e a lua pararam desmente explicitamente a teoria do heliocentrismo, porque se isso aconteceu no atual sistema teria causado uma catástrofe, mas como Deus criou uma terra imovel e plana, os globalistas não conseguem entender o que aconteceu em Josué, que orou e o sol e lua pararam.
    2° Pedro 3;5 ja adivertia que essas teoria {Heliocentrismo} estavam se infiltrando no meio evangélico, conseguiram

    ResponderExcluir
  19. https://www.bbc.com/portuguese/geral-41895774

    ResponderExcluir